Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Macaé
+55 (21) 2126-2800   +55 (21) 97984-0055 Av. Ruy Frazão Soares, 81 sl 207 - Ala Belize - Barra da Tijuca.
+55 (21) 2126-2800 Rod. Amaral Peixoto Km 186 C/AV. W1 - Lagomar - Macaé.
Fundada
em 1977
Certificação
ISO 9001: 2015
Great Place to Work
5 vezes eleita

Nossa história

NOSSA HISTÓRIA

Qualidade, inovação e dedicação são as palavras que melhor representam a história da Pinamak.

Em mais de quatro décadas a Pinamak vem expandindo seus horizontes, sem esquecer dos valores que a fizeram chegar até aqui. O que antes tinha o objetivo de ser uma empresa de compra e venda de equipamentos industriais, hoje é uma empresa especializada em soluções de logística que atua em todo o Brasil oferecendo um serviço completo e personalizado.

A Pinamak expandiu seus serviços para a área de industrial, com atividades de movimentação, recebimento, armazenamento e controle de combustíveis em tanques móveis, e com isso a sua marca se consolidou no mercado nacional. Assim, a empresa fundou sua base própria de operações em Macaé, com 35.000 m², e atualmente atende diversos segmentos da indústria com o auxílio de ferramentas, softwares específicos e sua mão de obra qualificada.

Está é a Pinamak. Uma empresa que está em constante evolução para melhor atender as necessidades dos seus clientes.

QUARENTA ANOS DE HISTÓRIA CONTADOS EM TRÊS LOGOMARCAS

Por Adriana Pina
Anos 70 e 80
Anos 90
Anos 2000

Logo PINAMAK | Anos 80

70 Final de década, a PINAMAK é fundada com o objetivo de compra e venda de máquinas, peças e equipamentos industriais de movimentação de cargas. Até então, a empresa começa a dar seus primeiros passos no mercado, com muito trabalho, desafios e sem logomarca! E mesmo diante das incertezas econômicas, políticas e sociais do governo militar, ela parte para a área de serviços de manutenção industrial.

80Foram dados os primeiros passos rumo à longa distância. Aumento no número de clientes como Brahma, Exxon Química, Rede Ferroviária Federal, Marinha do Brasil e seu mais longo relacionamento: a nossa Petrolífera Brasileira, que a conduziu para outros municípios como Duque de Caxias, Volta Redonda e ao Estado do Espírito Santo. Sem dúvida, o passo mais largo da década foi para o município de Macaé, onde a empresa foi uma das pioneiras no porto da cidade, nos serviços de movimentação e apoio marítimo para a Bacia de Campos, que também iniciava sua produção através das plataformas de Garopa, Enchova, Pampo, Cherne e Namorado.

A empresa expande seu ramo de serviços com a Petrolífera Brasileira nas atividades de Aviação e OffShore. Abastecimento de aeronaves e armazenamento de querosene e gasolina de aviação (QAV1 e GAV100) em diversos aeroportos e bases aéreas incluindo o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Inicia as atividades de movimentação, recebimento, armazenamento, controle de combustível em tanques móveis com fornecimento de pessoal técnico especializado para abastecimento de aeronaves nas plataformas marítimas.
Visando melhor atendimento a seus negócios e clientes, foi construído seu prédio Sede no bairro de Bonsucesso, na cidade do Rio de Janeiro e também sua primeira logomarca. Idealizada entre amigos, ela se caracterizava pela simplicidade: a constituição da palavra PINAMAK com um traço em cima do sobrenome da família Pina, nos mesmos moldes da Petrolífera Brasileira acrescida de uma figura de empilhadeira ao lado e pronto!

Logo PINAMAK | Anos 90

90A década foi caracterizada pela consolidação e diversificação de operações em vários estados no Brasil junto a grande Petrolífera Brasileira e outras empresas do setor, pelo início da construção da filial Macaé, um ambicioso projeto de 35 mil metros quadrados, e pela entrada da segunda geração na empresa, a qual buscou em conjunto com profissionais de criação um símbolo que transmitisse movimento e atuação no país. A logomarca vai mudar para acompanhar o movimento da empresa.

Nosso portfólio de serviços técnicos já era vasto e ao mesmo tempo abstrato (46 itens de serviços somente no cadastro da Petrolífera Brasileira), dificultando assim um único símbolo. Assim, a palavra PINAMAK foi parar dentro de um círculo e bem em cima do mapa do Brasil. Manteve-se o traço em cima do sobrenome Pina adicionando-se outro traço em separado sobre o restante da palavra mak. A ampliação dos dois traços ao mesmo tempo para fora do círculo passava a idéia de movimento no país. Eis a segunda logomarca!

A década foi marcada também pela criação do Supply-House, modelo seguido pela Petrolífera Brasileira para logística de seu suprimento e armazenamento no Brasil. Assim, passamos a atuar como operadores de depósitos e terminais nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte. A partir de então, funcionava um sistema nacional de apoio as atividades petrolíferas nos estados produtores, e a PINAMAK orgulhava-se em participar e contribuir para este projeto de abastecimento de produtos químicos até os mais diversos tipos de combustíveis.

Em 96 fomos o primeiro operador da Base de Gás Natural da BR (BAGÁS) ao lado da Refinaria Duque de Caxias no Rio de Janeiro. Em 99 trabalhamos com limpeza e despoluição ambiental nas Bases de Carmópolis, Riachuelo, Siriri e Estações de processamento de Petróleo (oleodutos e gasodutos) nos estados de Sergipe e Alagoas. No mesmo ano, realizamos serviços de manutenção de árvores de natal molhadas (ANMs) no Parque de Tubos em Macaé e iniciamos operações de planta de granéis na Bahia e Espírito Santo.

Logo PINAMAK | Anos 2000

2000A segunda geração assume a gestão da empresa e traz consigo objetivos definidos: manter, inovar, profissionalizar e crescer.

Programas de profissionalização, desenvolvimento e reestruturação setorial foram realizados cautelosamente e em conjunto com marketing e endomarketing para processos de mudança cultural. Sistemas de metas e programas de avaliação e desempenho funcional foram implementados.

Foram desenvolvidos Programas de Qualidade e Gestão para Logística Integrada através de softwares com ferramentas para atendimento personalizado aos clientes e rastreabilidade de seus produtos e estoques (Warehouse Management System – WMS). A Certificação ISO 9001 confirmou o compromisso assumido.

O programa social recebeu nome de PINAMAK, cada Contrato uma Instituição! Que apóia com ajuda financeira ou alimentícia instituições em diversos estados do Brasil.

A filial Macaé se consolida como Base de Operações Logísticas da empresa para atendimento as diversas empresas do setor de energia. E assim, a década bate seus recordes de crescimento

Em 2007, a PINAMAK comemora seus 30 anos com a mudança de endereço da sede para o bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro e levou na sua bagagem a terceira e atual logomarca, que aliou a tradição e a força da palavra PINAMAK no mercado com a inovação através da colocação de um símbolo em formato de cubo tridimensional cujo conteúdo é a letra P para demonstrar movimento e um novo produto: Soluções em Logística. Este cubo teve por objetivo transmitir idéias dos próprios fundamentos da logística, como o formato de um galpão, embalagem, armazenagem, preservação e proteção aos serviços prestados aos nossos clientes.

[timeline-express]

E assim é a história da PINAMAK, que acompanha as mudanças de seu tempo, que possui em seus valores a força da tradição, e que busca incessantemente a qualidade e a inovação para sua prospecção no mercado atual.

Adriana Pina é jornalista, pós graduada em marketing e logística empresarial, e hoje é Diretora Executiva da Pinamak.